Ajudando a aprender Ciências

Postado em 13/03/2019

Ajudando a aprender Ciências

Ajudando a aprender Ciências

Nunca é cedo demais para mostrar ao seu filho as maravilhas da natureza. Mesmo as crianças mais jovens podem aprender conceitos básicos científicos que permitem que elas explorem o mundo ao seu redor e construam a sua base de conhecimento.

Aqui estão algumas dicas para despertar a cultura científica do seu filho:

Ensinando a evolução e equilíbrio

É difícil para a criança compreender como as coisas mudam ao longo do tempo (evolução) e como elas atingem um estado estável de ser (equilíbrio). Durante os primeiros anos do seu filho, você pode falar sobre como as coisas mudam ao longo do tempo e mostrá-las para seu filho. Por exemplo, mostre várias fotos dele, desde o nascimento até aos dias de hoje demonstrando como ele cresceu e evoluiu. Em seguida você pode falar sobre o equilíbrio dando exemplos práticos, tais como: Aprender a andar de bicicleta ou a caminhar com um livro na cabeça sem deixá-lo cair no chão.

 

Ensinando forma e função

A forma de algo natural é quase sempre relacionada com a sua função. Comece com objetos feitos pelo homem. Por exemplo, seu filho pode adivinhar o uso de um dedal ou de um saca-rolhas. Sempre que ele observar animais faça perguntas como: "Porque podemos ter um gato como animal doméstico e não podemos ter um tigre, uma vez que ambos pertencem à mesma raça, a dos felinos?" "Que tipo de habitat é o mais adequado para o urso polar?"

 

Ensinando classificação

Sempre que você incentivar seu filho a reunir e organizar objetos, folhas, insetos ou animais de acordo com seu tamanho ou cor, forma ou grupo, você estará ajudando-o a pensar em classificação. Ao desafiá-lo a fazer classificações razoáveis, você está ensinando a olhar para o mundo de uma maneira científica.

 

Ensinando teorias

Os cientistas comprovam suas teses através das provas em que se baseiam suas explicações. Às vezes eles chamam suas explicações "teorias", "modelos" ou "hipóteses". Ensine seu filho que ele também pode testar suas teorias sobre seu mundinho particular, com coisas que acontecem no seu dia-a-dia, como por exemplo: "Minha omelete fica mais fofa se eu adicionar uma pitada de fermento em pó".

 

Ensinando observação

Ao ar livre pergunte ao seu filho como podemos dizer se algo está vivo. Lembre-se que as plantas são um bom exemplo de como algo pode estar vivo, mesmo que elas não se movam ou se alimentem de uma maneira que possamos ver. Discuta as maneiras como as coisas na natureza crescem e mudam.

Outras Notícias

 

Como manter a segurança das crianças na escola
Postado em 17/07/2019

Por: Malu Echeverria

As crianças passam cada vez mais tempo na escola. Embora a incidência de acidentes graves seja menor do que no trânsito ou em casa, não dá para arriscar. “É impor...
leia mais »

A História das Escolas
Postado em 10/07/2019

Ao longo da nossa vida, temos uma rotina que organiza o nosso tempo e determina as atividades que realizamos ao longo de todo um dia. Para a criança, principalmente no Ocidente, a escola aparece desde muito cedo como um dos espaços que orienta as suas ações no dia a di...
leia mais »

12 atividades simples para ajudar seu filho a desenvolver a coordenação motora
Postado em 03/07/2019

Aos três anos, a criança já deve ser capaz de controlar a concentração e a coordenação motora necessárias para fazer movimentos finos e precisos com os dedos. Veja algumas atividades fáceis de fazer no dia a dia, sugeridas por especial...
leia mais »